Entidades do maior polo pesqueiro do Brasil se mobilizam para encontro com Secretário Nacional de Pesca
O primeiro compromisso do Secretário Nacional da Pesca Dayvson Franklin de Souza em Santa Catarina está marcado para a próxima segunda-feira (09), na Assembleia Legislativa do Estado. A partir das 9h da manhã, o secretário participa de uma reunião com representantes do setor pesqueiro catarinense. O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca SINDIPI e o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina - SITRAPESCA já confirmaram presença no encontro, que vai debater os principais problemas enfrentados pela pesca no Estado nos últimos meses e as mudanças que devem ocorrer com a passagem da Secretaria Nacional da Pesca para a Presidência da República.
Nos últimos meses, as duas entidades trabalham junto ao Governo Federal para garantir a independência administrativa da pesca, e com isso, buscar soluções para problemas que comprometem a rotina de trabalho, como a liberação de licenças de captura, carteira do pescador industrial, seguro defeso, demandas enfrentadas pelas indústrias e entraves nos processos de exportação, por exemplo. Para os líderes dos dois sindicatos, a vinda do Secretário ao maior polo pesqueiro do Brasil será mais uma oportunidade para pedir a união do governo federal, estadual e entidades representativas, em prol de um trabalho coletivo e o fim do uso da pesca como bandeira partidária.
A lista de pleitos que será apresentada na segunda (09) vai ser reforçada também durante a visita do Secretário a Itajaí, prevista para o dia 11, no Seminário Pesqueiro Internacional " Gestão Pesqueira Sustentável e a adoção de cotas de captura” promovido pelo Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura que será realizado no SINDIPI e contará com a participação de especialistas latino-americanos e noruegueses. O encontro vai tratar de temas como: cota de captura, a evolução da Gestão Pesqueira na Noruega e a participação da ciência e do governo no desenvolvimento da pesca.

Fonte: http://www.revistaportuaria.com.br/noticia/18738
Botão voltar
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2018